Comprar um imóvel é o sonho e a meta de varias famílias Brasileiras, pois é a estrutura e a base criada para que se forme uma segurança familiar, na qual todas as pessoas almejam, acredite, este sonho não é impossível de alcançar,  fazendo cálculos, realizando projeções e com um planejamento bem estruturado, este sonho pode se tornar realidade.

Separamos algumas dicas diretas para que você saiba como começar, e com um planejamento de curto, médio ou longo prazo.

1- Planejamento , Organização e Controle

Para muitas pessoas estes 3 itens são um grande desafio na hora de se reorganizar financeiramente, pois demanda abdicar de algumas rotinas que estão intrínsecas em seu dia a dia  para comprar seu primeiro imóvel.

Siga esse pequeno passo a passo :

  • Avalie quanto você pode poupar por mês sem passar necessidades;
  • Crie uma planilha em Excel e anote suas receitas e despesas;
  • Faça projeções desses valores para os próximos meses.

O importante é você avaliar mês a mês o quanto pode colaborar para o seu sonho, e este controle passará de mês a mês para dia a dia, e isso se tornará uma rotina.

2- Economizar é o segredo:

Não existe forma de conseguir o seu sonho sem economizar, e sem fazer aqueles gastos desnecessários, uma pessoa gasta em torno de 20% de sua receita com gastos que não seriam de necessidade direta, ou seja, este capital que nem se nota que esta sendo gasto pode ser realocado para a realização do seu sonho.

Anote e controle todo o seu gasto e descubra onde esta os
seus 20% . Comprar um imóvel não é
uma tarefa difícil, e sim regrada.

3 –  Corte gastos desnecessários

Não estamos aqui pra falar pra você parar de ir jantar fora, viajar ou aproveitar a vida, falamos aqui, daqueles gastos que não estão provisionados,

Faça uma pequena analise na sua planilha , e veja onde você
pode cortar :

  • Pequenas saídas rotineiras 

  • Pedido de comida, onde você poderia fazer a comida

  • Almoços caros

  • Festas e Baladas do final de semana

  • Compras por impulso

Sem duvida, agora que você anota tudo vai ficar fácil vocêver onde você pode economizar, esta analise é pessoal: veja, analise e decida onde cortar.

4-  Não assuma
novas dividas .

Neste período o foco é o imóvel, não coloque outras contas na frente desta, seja
perseverante no que você quer , não adquira um carro novo ou outros bens
depreciáveis, pois eles não se categorizam como investimento. E neste momento seriam
gastos não provisionados, que irá alocar um valor mensal no qual você esta
guardando para outra necessidade.

Dividas de curto / médio ou longo prazo neste momento não
são bem vindas pois elas podem criar uma desorganização em todo o planejamento
que foi feito no inicio, fazendo com que fique mais difícil chegar ao seu
objetivo.

Lembre-se, existe um foco para termos feito tudo isso,cumpra as promessas feitas a você mesmo.

5- Quais são as opções após a organização ?

Investimento – Você quer captar os juros e não esta muito preocupado  com o tempo que irá ter o seu imóvel,  existem diversas carteiras de investimentos, cdb, cdi poupança, dentre outras, porém o valor que esta sendo pago de aluguel será que esta se pagando? Não esqueça de contabilizar o valor do aluguel como juros para ver se realmente vale a pena guardar ou entrar em outro meio para a realização.

Consórcio –  Essa modalidade vem crescendo muito, pois os juros são reduzidos, e consegue ter um provisionamento da realização do seu sonho, porém lembre-se de se organizar para os lances , com isso você conseguirá mês a mês tentar contemplar esta carta, não esqueça de participar todos os meses.

Financiamento –Esta é a opção mais rápida e pratica para se adquirir um imóvel, e se calcular que este valor de parcela será como um “Aluguel” por um período X

Você conseguirá realizar o seu sonho facilmente.  Os juros são altos , porém não podemos esquecer da valorização do imóvel , pois a maioria das vezes se você contabilizar um valor de aluguel X,  mais a valorização do imóvel no final do período você ainda terá o capital X que valerá a pena , pois terá seu imóvel próprio ainda como bem.